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Publicação Érica
Flash CS4 (2ª edição)
Índice do Livro
Parte 1 - Noções Preliminares sobre o Macromedia Flash CS4

Capítulo 1 - Como Utilizar Este Livro

Como este livro está estruturado
Convenções adotadas neste livro
Objetivo deste livro
O desafio
O que você aprenderá neste livro
Pré-requisitos para o uso deste livro
Interagindo com a Internet
Informações muito importantes
Exemplos usados no projeto
Projeto didático
Direitos autorais do sistema
Bugs do projeto
Antes de começar
Parte 1 - Noções preliminares sobre o Macromedia Flash CS4
Parte 2 - Projetando o site de uma Editora

Capítulo 2 - Um Passeio pelo Flash MX CS4
Etapa 1 - Introdução
Como os filmes do Flash funcionam
Imagens bitmaps
Imagens vetoriais
Laboratório 2.1 - Como executar o Flash MX CS4
Etapa 2 - A interface gráfica do Flash MX CS4
Ferramentas para desenho
Etapa 3 - Menus
Etapa 4 - Barra de ferramentas
Etapa 5 - Elementos de um painel

Capítulo 3 - Desenhos Geométricos Simples
Etapa 1 - Criando e configurando um novo arquivo de filme
Laboratório 3.1 - Como criar um novo arquivo de filme
Laboratório 3.2 - Como ativar as réguas horizontal e vertical
Laboratório 3.3 - Como ativar a grade
Laboratório 3.4 - Como salvar um arquivo de filme recém-criado
Etapa 2 - Desenhos geométricos com o Flash
Laboratório 3.5 - Como desenhar uma linha reta
Laboratório 3.6 - Como desenhar um retângulo
Laboratório 3.7 - Como selecionar objetos
Laboratório 3.8 - Como desenhar retângulos de cantos arredondados
Laboratório 3.9 - Como desenhar uma elipse ou um círculo
Laboratório 3.10 - Como alterar a cor de preenchimento e da borda de um objeto
Cor de preenchimento
Cor da borda
Laboratório 3.11 - Como desenhar figuras livres usando a ferramenta Caneta
Como desenhar curvas
Como desenhar um triângulo com a ferramenta Caneta
Laboratório 3.12 - Como agrupar objetos
Laboratório 3.13 - Como mover e posicionar objetos na tela
Laboratório 3.14 - Como alterar o tamanho de objetos
Laboratório 3.15 - Como girar objetos
Laboratório 3.16 - Como modificar linhas com a ferramenta Seta
Transformando uma reta m uma curva
Transformando os lados de um retângulo

Capítulo 4 - Aprimorando Desenhos
Etapa 1 - Trabalhando com os painéis do Flash
Laboratório 4.1 - Como alterar as propriedades de uma linha
Alterando as bordas do retângulo
Laboratório 4.2 - Como alterar o preenchimento de uma figura
Preenchendo um objeto com uma cor sólida
Preenchendo um objeto com gradiente linear
Preenchendo um objeto com gradiente radial
Laboratório 4.3 - Como desenhar uma esfera
Laboratório 4.4 - Aprimorando a esfera
Laboratório 4.5 - Obtendo informações de um objeto
Laboratório 4.6 - Criando desenhos
Criando o primeiro personagem
Criando o segundo personagem
Criando o terceiro personagem
Criando o quarto e último personagem

Capítulo 5 - Textos
Etapa 1 - Trabalhando com textos
Painel de propriedades do texto
Laboratório 5.1 - Como inserir textos estáticos
Laboratório 5.2 - Como editar um texto
Laboratório 5.3 - Formatando parágrafos
Tipo de Texto
Laboratório 5.4 - Como inserir links em um texto
Laboratório 5.5 - Como girar um bloco de texto
Laboratório 5.6 - Como transformar textos em elementos gráficos

Capítulo 6 - Animação
Etapa 1 - Noções básicas
Mas o que é uma animação?
A linha do tempo (timeline)
Etapa 2 - Criando animações
Laboratório 6.1 - Como criar uma animação quadro a quadro
Laboratório 6.2 - Como criar animações por interpolação
Laboratório 6.3 - Como criar um movimento de rotação por interpolação
Laboratório 6.4 - Como criar um movimento de interpolação sobre um caminho irregular
Laboratório 6.5 - Como criar um movimento de interpolação para alterar formas de objetos
Laboratório 6.6 - Criando uma animação de um elevador descendo
Construindo a cabine do elevador
Construindo a roldana dos cabos de sustentação
Construindo o suporte da roldana
Juntando as peças
Inserindo o cabo de sustentação
Criando a animação
Laboratório 6.7 - Como acelerar e desacelerar movimentos
Acelerando o elevador
Desacelerando o elevador
Laboratório 6.8 - Como mesclar movimentos de aceleração com movimentos de desaceleração
Laboratório 6.9 - Criando uma animação de um elevador subindo
Laboratório 6.10 - Como alterar as propriedades de um filme

Capítulo 7 - Símbolos
Etapa 1 - Noções básicas
Etapa 2 - Criando símbolos gráficos
Laboratório 7.1 - Como criar um símbolo gráfico
Laboratório 7.2 - Como inserir símbolos em seu palco
Laboratório 7.3 - Como editar um símbolo
Laboratório 7.4 - Como alterar um símbolo na área de edição de um filme
Laboratório 7.5 - Como alterar uma única instância de um símbolo
Como alterar o tamanho de uma única instância
Como alterar a cor de preenchimento de uma única instância
Etapa 3 - Criando símbolos de botões
Laboratório 7.6 - Como criar um botão
Criando o botão do evento sobre
Criando o botão do evento Pressionado
Laboratório 7.7 - Criando o botão desce
Etapa 4 - Criando símbolos de clipe de filme
Laboratório 7.8 - Como criar um clipe de filme
Etapa 5 - O painel alinhamento
Como alinhar objetos
Etapa 6 - Um pouco mais sobre bibliotecas
Como usar a biblioteca do Flash MX CS4
Como usar bibliotecas de outros filmes

Capítulo 8 - Camadas das Cenas
Etapa 1 - Trabalhando com camadas
Laboratório 8.1 - Como inserir camadas em um filme ou excluí-las
Inserindo uma nova camada
Excluindo uma camada
Laboratório 8.2 - Usando várias camadas
Criando uma animação na primeira camada do filme
Criando uma animação na segunda camada do filme
Criando uma animação na terceira camada do filme
Laboratório 8.3 - Como nomear camadas
Laboratório 8.4 - Como ocultar e exibir os objetos de camadas
Como ocultar todos os objetos das camadas de um filme
Como exibir todos os objetos das camadas de um filme
Como ocultar os objetos de uma ou mais camadas de um filme
Laboratório 8.5 - Como transformar elementos de uma camada em contornos
Laboratório 8.6 - Como travar camadas
Laboratório 8.7 - Como alterar a ordem das camadas
Laboratório 8.8 - Como selecionar camadas
Laboratório 8.9 - Como copiar camadas
Etapa 2 - Trabalhando com máscaras
Laboratório 8.10 - Como criar uma máscara
Laboratório 8.11 - Como criar uma animação com uma máscara
Laboratório 8.12 - Aprimorando a animação do elevador descendo
Etapa 3 - Cenas
Laboratório 8.13 - Como inserir uma nova cena em seu filme

Capítulo 9 - Interação
Etapa 1 - Introdução
Etapa 2 - Ações em Quadros
Laboratório 9.1 - Como inserir ações em quadros
Criando a cena do elevador descendo
Inserindo uma instrução de parada no filme
Criando a cena do elevador subindo
Inserindo uma instrução de parada na segunda cena
Etapa 3 - Ações em botões
Laboratório 9.2 - Como inserir ações em botões

Parte 2 - Projetando o Site de uma Editora

Capítulo 10 - A Home Page da Editora

Laboratório 10.1
Construindo a Home Page
Preparando o ambiente de trabalho
Inserindo os objetos de fundo dos botões
Inserindo os botões em sua página

Capítulo 11 - Criando as Cenas de Categorias e Detalhes
Laboratório 111 - Construindo as cenas de categorias
Preparando o ambiente de trabalho
Inserindo as capas da categoria Administração
Inserindo os textos da categoria Administração
Inserindo os botões de resenha
Inserindo as ações nos botões resenha
Laboratório 11.2 - Construindo as outras cenas de categorias
Laboratório 11.3 - Construindo as cenas das resenhas
Preparando o ambiente de trabalho

Capítulo 12 - Criando uma Vinheta e Publicando o Filme
Laboratório 12.1 - Construindo a cena da vinheta de abertura
Criando uma cena e seus objetos gráficos
Inserindo uma trilha sonora na vinheta de abertura
Inserindo ações na vinheta de abertura
Criando a Cena Vinheta1
Laboratório 12.2 - Publicando o filme
Como configurar um arquivo HTML para exibir o arquivo do Flash
O que publicar na Internet

Índice Remissivo

Referências Bibliográficas

Público alvo



Este livro é destinado a estudantes, programadores, Webmasters, Webdesigners e Desenvolvedores que pretendem desenvolver páginas para a Internet utilizando o Flash.





Pré-requisitos para leitura deste livro



Para o estudo deste livro é importante que o leitor já possua conhecimentos básicos sobre os seguintes assuntos:
  • Tenha familiaridade em trabalhar com o ambiente Windows.
  • Saber navegar na Internet.
  • Saber navegar na Internet.


Compatibilidade



Este livro é compatível com as seguintes plataformas:

  • Microsoft® Windows® XP com Service Pack 2 (recomenda-se Service Pack 3);
  • Windows Vista® Home Premium, Business, Ultimate ou Enterprise com Service Pack 1.


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